Estudos Ambientais

Existem diversos estudos ambientais que são exigidos para a obtenção da licença ambiental, e cada órgão ambiental possui seus próprios procedimentos e estudos ambientais.

Compreender a capacidade de uma empresa gerar impacto ambiental é fundamental para a definição dos tipos de estudos a serem realizados em cada fase do processo de licenciamento ambiental.

Todos os Serviços

Explore o ecossistema com precisão e expertise. Nossos serviços de estudos ambientais oferecem análises aprofundadas e soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável. Desvende os segredos da natureza conosco!

ESTUDO DE VIABILIDADE AMBIENTAL (EVA)

O estudo é considerado parte essencial de todo o processo de licenciamento ambiental. É tratado como fase preliminar ao EIA/RIMA de todo empreendimento que cause considerável impacto ambiental no meio e na população envolvida, de acordo com a atividade a ser desenvolvida, assim servindo de apoio à ambos os estudos. O EVA deve seguir a legislação vigente aplicável de acordo com as atividades do empreendimento..

ESTUDO DE ANÁLISE DE RISCO (EAR)

O Estudo de Análise de Risco é uma ferramenta utilizada para avaliar os riscos associados a um empreendimento, atividade ou instalação que possa causar danos ao meio ambiente, à saúde humana ou à propriedade. Esse tipo de estudo tem como objetivo identificar e avaliar os riscos, visando propor medidas de prevenção, mitigação e/ou controle. Existem diferentes abordagens para realizar uma análise de risco, dependendo do tipo de risco e do contexto em que o estudo é realizado. Algumas das técnicas mais comuns incluem a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats), a análise de árvore de falhas, a análise de modo e efeitos de falhas (FMEA), a análise de perigos e operabilidade (HAZOP) e a análise de risco quantitativa.

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (EIAS) e RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RIAS)

EIAS e RIAS são instrumentos, seguem os mesmos princípios da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), para avaliar os impactos ambientais de empreendimentos ou atividades de menor potencial de impacto ambiental, como instalações industriais, ampliações de obras já existentes, atividades de mineração ou mesmo atividades de exploração de recursos hídricos. A realização do EIAS e a elaboração do RIAS são importantes para avaliar e mitigar os impactos ambientais de empreendimentos ou atividades de menor potencial de impacto ambiental, contribuindo para a proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável..

Fale conos com apenas 1 clique

Conheça mais sobre nossos Cursos e Treinamentos

Fale com um especialista

Entre  em  Contato  conosco

9 + 11 =